terça-feira, 19 de julho de 2011

O que não pode faltar em um kit básico de maquiagem

 Para quem não participou do nosso Dia de Beleza seguem dicas que pudemos praticar aqui na loja.

 

Conheça itens indispensáveis para ficar pronta em qualquer ocasião.


Não é necessário ter uma maleta cheia de itens de maquiagem para ficar bem produzida. Acredite, você precisa bem menos do que imagina. Mesmo porque, o prazo de validade da grande maioria dos cosméticos depois de aberto não ultrapassa seis meses, de acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Então, de nada adianta ter dez tons diferentes de batom, já que a chance de jogar fora dinheiro e produtos é grande. Mas lembre-se: um kit de maquiagem básico tem que lhe garantir tranquilidade para aceitar um convite de última hora ou se arrumar para uma festa importante.

Mas, afinal, quais são esses produtos fundamentais? 

- Corretivo, base e pó: esse trio serve para disfarçar espinhas e manchinhas e uniformizar a pele. Há inúmeras versões de cada um. A única forma eficiente de saber os mais adequados para você, é testando. Escolha sempre o tom mais próximo possível da sua pele. Uma boa pedida para a base é já comprar uma com filtro solar.

- Sombras em tons clássicos e pó iluminador: você não precisa ter várias cores de sombra. Dois tons neutros, marrom e pérola, por exemplo, garantem um look para o dia e para noite. O pó iluminador é uma ótima forma de dar um brilho no make.

- Lápis preto e/ou marrom: o marrom é recomendado para usar durante o dia em peles claras e maquiagens mais discretas. O preto é mais para noite, festas e baladas. Ele também pode criar o efeito esfumado na sombra. Um delineador também pode ser uma boa aquisição, já que marca mais profundamente os olhos. Prefira um traço fininho para o dia e mais grosso para a noite.
- Máscara para cílios: a lógica do preto e do marrom é a mesma do lápis. Há diferentes tipos de aplicadores para diferentes fins. Optar um com extra volume é uma ótima escolha.

- Dois tons de batom: um pode ser cor de boca, gloss ou até mesmo um hidratante labial. O outro, algum tom mais escuro, para eventos especiais.

- Blush: durante o dia ou para noite, só pra levantar as maçãs do rosto ou valorizar seus traços pessoais. Existe a opção com efeito bronzeador, que dá um acabamento bonito. O blush também serve para demarcar os traços do rosto. Aplique nas laterais do rosto, testa, nariz e queixo.

- Demaquilante: para finalizar, um cosmético de qualidade para remover toda a maquiagem da pele não deve faltar.

Conheça os erros mais comuns em uma maquiagem

Cores e excessos podem colocar seu look a perder

De repente, a maquiagem que estava prevista para valorizar toda a sua beleza, pode acabar totalmente com sua produção. Tonalidades erradas, cores exageradas e excessos: esses costumam ser os pecados mais cometidos em uma maquiagem. Principalmente em relação à base e ao corretivo.

Para descobrir qual a cor que mais combina com você é preciso testar. "Para isso, aplique sempre um pouquinho do cosmético na parte interna do antebraço. E lembre-se de passar camadas fininhas dos produtos", explica o maquiador Robson Vieira, do Centro de Beleza Patrícia Alves, de Florianópolis.

Confira alguns deslizes corriqueiros e aprenda como evitá-los de maneira simples. 

Pele

Para começar, o corretivo. Nesse caso, a maquiadora Andréa Delcorso, do Studio Prime Hair e Beauty, de São Paulo, afirma que o cosmético em excesso pode justamente acentuar as imperfeições que se deseja esconder. "O ideal é usar corretivo apenas nas pálpebras inferiores ou em detalhes como espinhas. Ele deve ser aplicado com as pontas dos dedos em leves toques que espalham o produto", explica. Sobre a base, a especialista ressalta que a tonalidade errada faz com que se gaste muito mais maquiagem, na tentativa de igualar as cores do rosto, pescoço e colo.

Andréa destaca que o pó é para complementar a base, neutralizar o brilho e deixar a pele mais aveludada. Ele nunca deve ser aplicado em excesso, correndo o risco evidenciar os sinais de expressão, envelhecendo o rosto. As maiores prejudicadas são as mulheres que tem rugas nas áreas dos olhos e da boca, já que ele costuma grudar nas preguinhas.
Para descobrir qual a cor que mais combina com você é preciso testar.
O blush, por sua vez, tem o papel de dar um ar de pessoa saudável e demarcar os traços do rosto. "Tem gente que não define se quer criar um aspecto saudável ou afinar a bochecha. Daí passa blush em tudo. Isso tem que ser feito com jogos de cores e sutilmente", destaca Robson. O maquiador diz que é preciso usá-lo em áreas pequenas, preferindo tons rosados para a maçã do rosto e têmporas e mais terrosos para afinar os traços.

Olhos e sobrancelhas
 
"Sombras em locais errados e contrastes de cores que não funcionam deixam o olho carregado", alerta o maquiador Bruno Di Maglio, do Salão 1838, de São Paulo. Ele garante que o segredo para fazer bonito é não exagerar na quantidade.
O domínio da técnica vale para o delineador, cujo traço borrado ou torto pode deixar um acabamento péssimo. Andréa dá uma boa dica para passar delineador sem borrar ou tremer: apoiando a mão no osso do queixo. Mas, se mesmo depois de treinar inúmeras vezes, não há firmeza suficiente para fazer o risco, opte pelo lápis de olho. E prefira fazer o traço antes de aplicar a máscara para os olhos.

Para acender ou arrumar as falhas nas sobrancelhas, muito cuidado para não deixá-las artificiais. Em vez de passar o lápis diretamente sobre elas, Robson recomenda aplicá-lo um pouco no dorso da mão. Em seguida, com um esfumador, pegar o produto da pele e pintar levemente as sobrancelhas. O resultado é bem mais natural.

Boca 

Falta de sintonia entre as cores dos lábios e das sombras é um erro. Não esqueça nunca: para olhos fortes, prefira boca discreta. Se a boca ficar bem marcada, deixe os olhos mais neutros.

Use sombras e pincéis para criar efeito esfumado nos olhos

Saiba como fazer a maquiagem que exerce fascínio sobre as mulheres

Tendências no universo da maquiagem vem e vão, mas e ele continua ali, firme e forte, sem nunca sair de moda. Os olhos esfumados até sofrem algumas variações, mas há décadas exercem um verdadeiro fascínio sobre a grande maioria das mulheres - e dos homens. O efeito desse tipo de maquiagem garante um olhar sedutor e atraente sem parecer vulgar.

"Ele dá um aspecto sexy para a mulher e todas querem esse efeito, principalmente quando saem à noite", afirma a maquiadora Jackie Melo, do Studio W, de São Paulo. Geralmente as cores utilizadas são as mais escuras, como marrom, preto ou cinza. "O tom chocolate também fica bonito", sugere a especialista.

Apesar de quase sempre fazer parte de uma produção noturna, a maquiadora afirma que o make pode ser usado em qualquer ocasião. "Desde festas mais chiques até jantares. Tudo depende da intensidade e de quanto você vai usar", recomenda.

Portanto, não se acanhe em utilizar desse maravilhoso artifício. E se você ainda não sabe como conquistar esse visual, Jackie ensina um passo a passo. Para compor o look, você vai precisar de:

Sombras: uma clara, uma no tom da sua pele e uma mais escura.
Pincéis: um para as sombras claras, outro para a escura e um esfumador

-Primeiro passo: aplique a sombra clara em todo o olho.

-Segundo passo:
passe a sombra da cor da pele no canto de fora, em forma de V deitado. Para isso, faça um traço com o pincel próximo do contorno dos cílios, começando um pouco depois da metade da pálpebra, em direção ao canto externo, subindo até encontrar o côncavo (quando atingir o osso) e feche o V, seguindo o contorno natural do côncavo até a mesma altura do começo do traço. Isso facilita quando for aplicar a sombra mais escura.

-Terceiro passo:
é a vez da etapa escura: pode ser preto, marrom, vinho ou verde. Depende da tonalidade que você quer usar. Aplique por cima da sombra cor da pele.

-Quarto passo:
com um pincel (aquele mais gordinho e emborrachado) faça movimentos circulares no côncavo. Pronto, está aí o efeito esfumado. "Esse passo tem que ser muito bem feito, senão fica borrado", alerta Jackie. 

Batom vermelho é o clássico que vai bem em todas as bocas 

Saiba como escolher o tom mais indicado para você e o melhor jeito de usá-lo.


Um clássico, sem dúvidas. O batom vermelho sempre entra em pauta quando o assunto é maquiagem. "Ele proporciona um visual atraente, sexy e radiante, independente da sua idade e das tendências da moda", afirma o maquiador Alexandre Krizek, responsável pelo instituto Krizek. O fato é que ninguém é indiferente a ele e os maquiadores concordam que o batom vermelho é para todas as bocas. É só uma questão de aprender a usufruir de seu potencial.

A ressalva que existe em relação ao cosmético, no entanto, é justificada. Quando utilizado de maneira incorreta, ele pode sabotar completamente o seu look. O batom vermelho, inevitavelmente, traz o foco da maquiagem para os lábios. Portanto, olhos e blush precisam ser mais suaves e simples para não exagerar. "Você acaba chamando muito mais atenção do que deveria e pode até passar uma impressão vulgar", ressalta Krizek.

Antes de tudo, procure comprar seu batom vermelho em uma loja de cosméticos de qualidade, que tenha alguém que entenda mesmo do assunto. Essa pessoa deve auxiliá-la na escolha do tom mais adequado e lhe ensinar a maneira correta de aplicação.

"O batom vermelho é um pouco como o pretinho básico ou seu jeans favorito. Um tamanho não serve para todas. Os tons de pele, o tamanho dos lábios e o formato do rosto, todos tem um papel distinto. Portanto, você simplesmente tem que experimentar e depois dar uma boa olhada no espelho", ensina Nina Garcia, editora de moda da revista Marie Claire norte-americana e jurada da série Project Runway.  
Em seu livro 100+ O guia de estilo que toda mulher fashion deve ter, Nina dá dicas valiosíssimas sobre o batom vermelho. Confira abaixo algumas delas:

Tom
Há diferentes tonalidades de batom vermelho. Eles devem corresponder à cor da pele.
-pele clara: aposte em vermelho com traços suaves de azul.
-pele avermelhada: escolha um vermelho rosado.
-pele cor de oliva: opte por vermelhos quentes que possuem uma base laranja, dourada ou marrom.
-pele morena escura ou negra: prefira um vermelho fúcsia brilhante.


Aplicação
A especialista considera aplicá-lo uma arte. "Não é o tipo de batom que se pode passar no banco de trás do táxi", constata Nina.
-aplique o hidratante labial primeiro e depois uma fina camada de base.
-com a base seca, acrescente uma camada de pó facial, para fixar o batom por mais tempo.
-delineie os lábios com um lápis que combine com o seu batom. Mantenha a linha natural dos lábios.
-passe uma camada fina e uniforme do batom vermelho e seque
-aplique uma segunda camada do batom vermelho.

Guia do blush: veja dicas para usar o produto de acordo com seu rosto






O blush é parte imprescindível do processo de maquiagem. É ele que vai dar cor às maçãs do rosto e um aspecto mais saudável ao visual. Mas você sabe a maneira mais adequada de utilizá-lo? Para cada variação de rosto e pele há uma forma mais indicada de passar o blush.  Veja abaixo as dicas do maquiador Maurício Nazário e experimente!


Arte: Fernanda Colodetti
Texto: Mariana Bradford

Pincéis e diferentes texturas do blush: saiba o momento certo de usar cada tipo

Veja mais dicas do maquiador Maurício Nazário para usar o blush:

- Se você não está fazendo nenhum trabalho conceitual, só carregue no blush à noite – em festas, por exemplo. Evite o tom forte durante dia. O princípio básico da maquiagem é “olho tudo, boca nada; boca tudo, olho nada”. A mesma coisa vale para o blush. Só uma referência deve chamar atenção no rosto: ou a pele, ou a boca ou os olhos.

- Depois de aplicar o blush, com o pincel ainda sujo, tonalize o rosto passando um pouquinho no nariz, no queixo, nas têmporas e na testa. Tome muito cuidado pra não criar mais cor.

- A maquiagem ideal é aquela que faz você se sentir bem. Assuma seu estilo, use o que gosta. Algumas técnicas podem ajudar, mas nada impede que uma pessoa de pele amarelada use um blush pêssego ou alaranjado, por exemplo. Se a pessoa se sente bem, deve usar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário