Confira algumas dicas de como colocar a tendência color block na prática!
O color block tornou-se tendência após os desfiles Primavera Verão 2011 2012, de marcas como Gucci – que melhor repercutiu (e a antecipou) – seguidos por Prada, Jil Sander, Diane Von Furstenberg, Lanvin, entre outras, que promoveram uma estação vibrante. Em tradução literal o termo significa “bloco de cores”, que é conseguido pelo efeito divisório propagado pelos tons vibrantes ou mesmo pastéis, principalmente quando aparecem em modelos de roupas com recortes e modelagem geométrica, realçando-a.
Muito se falou sobre a tendência color block, mas colocá-la em prática não é tão simples quanto parece. Tons neutros e estampas podem auxiliar a coordenação de cores no look, mas todo cuidado é pouco para não deixá-lo carregado. Deste modo, confira algumas dicas de como utilizá-la de forma coesa!
DETERMINE UMA COR-BASE!
A estética do bloco de cores surte efeito quando se determina uma cor-base, onde as outras serão coordenadas. Os tons que melhor se adaptaram à prospecção de moda foram o verde (lima, água, abacate e esmeralda), o vermelho (jambo e vivo), azul (klein, bic, celeste e marinho), rosa (pink, shocking e madressilva) e amarelo (gema, âmbar e limão); em geral tons vibrantes. Para quem prefere combinações menos ousadas, a opção é determinar uma cor neutra como preto, branco, cinza e camel como apoio as outras.
COORDENE CORES COM BASE NO CÍRCULO CROMÁTICO!
Um meio mais fácil para coordenar cores é utilizar o círculo cromático como base, já que a visualização da harmonia ou desarmonia da combinação é imediata. A dica é mesclar cores da mesma fileira ou coluna (no caso dos looks monocromáticos). Caso procure combinações ousadas, você pode utilizar cores opostas no círculo cromático trabalhando em cruz, em T, V, X, quadrado, triângulo, entre outras formas de coordenação. Vale ressaltar que 4 cores é o máximo que a tendência comporta, para não ficar com um visual pesado.
ATENTE À MATÉRIA-PRIMA!
Outro fator que influi no modo em que a tendência entra em vigor é a escolha do tecido, que por vezes interfere na homogeneidade do look. Por isso, dê preferência aos foscos, já que o
color block é chamativo, e tecidos brilhosos podem carregar o visual. Os materiais transparentes, por sua vez, são uma boa pedida, pois deixam o look mais leve.
ABUSE DOS ACESSÓRIOS!
Bolsas, cintos, meia-calças, chapéus, luvas, entre outros acessórios são imprescindíveis para arrematar o visual, além de serem opções mais simples de utilizar a tendência, cuidando sempre para não cometer excessos. Ao utilizar mais de duas cores no vestuário opte por acessórios neutros.
Como qualquer outra tendência, o
color block requer cuidados em sua utilização. para que sua ousadia não se torne exagerada, cabe a cada um a escolha que melhor condiz com seu estilo.
Nossa Vitrine:
Outros Looks que temos na Loja: